quinta-feira, 24 de março de 2011

Shantala - Massagem para bebês

Não existem registros de como ela surgiu, apenas sabe-se que teve início no Sul da Índia, e era tradição uma mãe ensinar a filha a massagear seu bebê.
 A descoberta foi feita por um médico ginecologista e obstetra francês, Dr. Frédérick Leboyer, que em uma de suas viagens para Índia, se deparou com uma jovem mãe, de nome Shantala, massageando seu bebê em plena rua de Calcutá. Ela era paralítica e o ambiente que ela estava era uma favela. Apesar da hostilidade do ambiente ele percebeu que a mágica da massagem, com seus movimentos lentos e harmônicos, fazia com que aquele local fosse transformado.
 A proposta da Shantala é proporcionar ao bebê um ambiente de intimidade e conforto para que ele possa relaxar, e também uma oportunidade de aprofundar o vínculo mãe-filho e pai-filho. Seus efeitos são imediatos. A Shantala alivia as cólicas, gases e prisão de ventre. É extremamente prazerosa e devido às suas seqüências de movimentos lentos e que conduzem o corpo em uma direção certa, esta massagem ajuda o bebê a dormir melhor.
 A formação da imagem corporal do bebê é favorecida pela Shantala, pois pela massagem ele começa a ter a proporção do seu tamanho, de sua força, de sua flexibilidade. O bebê começa a sentir os pés, as mãos, as pernas e os bracinhos, descobrindo assim o espaço que seu corpo ocupa. Toda essa formação da imagem corporal faz com que o bebê desenvolva-se mais rapidamente, e faz com que ele conheça melhor seu corpo e explore mais o ambiente.
Os bebês começam a receber a massagem a partir de um mês de vida, respeitando apenas a cicatrização do umbigo.
O toque desperta confiança do bebê e o faz se sentir amado. O tato é um dos sentidos mais propício para o desenvolvimento psicomotor e o simples toque faz com que alterações fisiológicas e psicológicas aconteçam.
A shantala proporciona ainda aumento da oxigenação dos tecidos, favorece a respiração, apresenta ação relaxante e tranquilizante, fortalece o sistema imunológico, melhora o sistema digestivo, aumenta o ganho de peso e é excelente para o sistema circulatório e linfático.
A sua prática deve ser diária, com duração média de 15 a 30 minutos, dependendo da aceitação do bebê.
 

quarta-feira, 23 de março de 2011

Celulite: vá a luta contra a inimiga!!

Se não podemos controlar todos os fatores que favorecem o surgimento da terrível celulite, confira abaixo algumas providências que podemos tomar para diminuí-la ou até mesmo evitar que a celulite se instale. Vale o esforço!
- alimentação
- obesidade
- fumo
- sedentarismo
- estresse


Alimentação
Não há uma dieta específica capaz de acabar com a celulite. Mas alguns alimentos predispõem à celulite e você pode evitá-los:
- O sal em excesso favorece a retenção de líquidos, promovendo a formação de edemas (inchaços) e prejudicando ainda mais o tecido onde a celulite se desenvolve. Modere seu consumo e evite alimentos defumados, frios, embutidos e conservas.
- Alimentos ricos em gorduras e açúcar. Além de dificultar a digestão, aumentam o número e o tamanho das células gordurosas, congestionando os tecidos. Evite frituras, refrigerantes e enlatados, que costumam conter toxinas difíceis de serem eliminadas.
- O álcool transforma-se em açúcar no organismo, causando aumento de peso, o que influi diretamente na formação da celulite.
Alternativas saudáveis
Escolha alimentos magros, de preferência carnes menos gordurosas (peixe, frango ou peru), vegetais com baixos teores de carboidratos (abobrinha, brócolos, espinafre), grãos e cereais integrais, que são ricos em vitaminas e sais minerais, além das fibras, que estimulam as funções intestinais e a eliminação de toxinas.
Beba água em quantidade suficiente, mínimo de 1,5 litro por dia. A água atua no bom funcionamento dos rins, bexiga e intestinos, ajudando a eliminar as toxinas.
Obesidade
A celulite e a gordura são duas condições do organismo completamente distintas, apesar de que, muitas vezes, podem estar associadas.
Como sabemos, as células adiposas (de gordura) têm papel fundamental na evolução da celulite, pois à medida que elas aumentam de tamanho, pelo acúmulo de gordura, comprimem o sistema vascular e linfático vizinhos, comprometendo as trocas com as células e impedindo a drenagem do excesso de fluidos e toxinas.
Alternativa saudável:
Controlar, com supervisão médica, o excesso de peso.
Fumo, Sedentarismo e Estresse
A nicotina é substância vaso-constritora, alterando a oxigenação das células e prejudicando a eliminação natural das toxinas.
O sedentarismo e a sobrecarga emocional são, infelizmente, subprodutos da tal “vida moderna”, da qual poucas conseguem escapar. As consequências no organismo podem ser de intensidade e formas variadas.
No caso específico da celulite, vale lembrar que os problemas circulatórios estão entre as principais causas da formação da celulite. No entanto, não podemos pensar em corrigir ou diminuir problemas de circulação, sem movimentar o corpo.
Já o estresse pode provocar a retenção de toxinas ou causar alterações, mais sérias, no sistema nervoso central, no sistema imunológico e no sistema hormonal.
Alternativa saudável:
Cultive hábitos saudáveis de vida como:
• Evitar o fumo,
• Fazer exercícios regulares, sem excessos, adaptados às suas aptidões e capacidade física,
• Controlar os níveis de estresse, através de um maior autoconhecimento, estabelecendo limites, baseados no bom senso e, principalmente, na auto-estima.

Sempre Bela
A indústria dermocosmética também tem oferecido uma gama enorme de produtos para ajudá-la nessa batalha contra a celulite. Confira e escolha o que mais se adapta ao seu perfil e não deixe de pedir conselhos de um profissional de saúde de sua confiança.

Bibliografia
Tudo o que você gostaria de saber sobre a Celulite e ficar de bem com seu corpo - Vera Golik, editora Senac.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Dicas de maquiagem!

Antes de qualquer maquiagem é muito importante que a pele esteja devidamente limpa, tonificada e hidratada. Assim a maquiagem dura mais tempo e fica mais natural.
A base deve ser usada para cobrir imperfeições, uniformizar o tom da pele e ajudar na fixação dos demais produtos. O pó compacto fixa a base e confere um aspecto aveludado à pele. Para dar acabamento à maquiagem, utilize o blush, que destaca as maçãs do rosto. Mas atenção para não pecar pelo excesso.
Nunca durma de maquiagem. Isso faz com que os poros fiquem repletos de impurezas e cravos e espinhas se proliferem. Mas lembre-se que lavar o rosto superficialmentecom água e sabão não garante uma limpeza profunda. Utilize produtos específicos para esta tarefa.

Adcos Make Up

terça-feira, 15 de março de 2011

Dores nas costas

As dores e incômodos na gravidez são consequência da preparação do corpo para a chegada do bebê. As articulações da bacia começam a se afrouxar para facilitar a passagem do bebê no parto, dificultando o equilíbrio postural. Para compensar a gestante tende a trazer os ombros para trás e arquear o pescoço. O resultado: costas acentuadamente recurvadas embaixo, músculos lombares estirados, dor.
Para minimizar o problema, seguem algumas dicas:
  • Procure manter o ganho de peso dentro dos limites recomendados. Isso evitará maior sobrecarga sobre as costas.
  • Não use salto alto.
  • Na hora de erguer pesos ou objetos do chão, faça este movimento dobrando os joelhos e suspendendo-os com os braços e as pernas. Nunca dobre a cintura e nem suspenda com as costas.
  • Evite ficar de pé por muito tempo. Se precisar mantenha um dos pés num banquinho, com o joelho dobrado, para prevenir a distensão da região baixa das costas.
  • Sente-se com as costas firmes. Ao contrário do que possa parecer, a posição sentada sobrecarrega as costas mais do que qualquer outra atividade. Procure sentar-se em cadeiras com encosto reto, com braços e assento firmes. E não cruze as pernas para evitar problemas de circulação. Também não permaneça sentada por um período superior a 1 hora. Caminhe a alongue.
  • Aprenda a relaxar! A massagem é uma excelente aliada.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Venha fazer parte deste sucesso!

Mommy Care se caracteriza como um espaço para promoção de terapias integradas, que busca a promoção da saúde, o alívio das dores e tensões musculares, auxiliando na melhoria do bem-estar, qualidade de vida e de sono para mamães e bebês. Atua também nas desordens estéticas faciais e corporais que descontentam as gestantes e recentes mamães e ainda promove cursos de qualificação e aperfeiçoamento para pais, avós e babás, no intuito de favorecer o desenvolvimento dos bebês e melhorar as relações afetivas entre pais e filhos.
Faça uma visita e surpreenda-se!